[Como gerir marcas na era dos micromomentos] Capítulo 19: O custo do tempo

Não é que o conceito de micromomento deva ser trabalhado por uma marca, qualquer que seja ela; a marca é que deve entender que, hoje, simplesmente não há como sobreviver ao mercado pensando com a mentalidade excessivamente cautelosa e burocrática do passado.

Hoje, a cautela custa mais caro do que qualquer falha que ela busque prevenir.

Hoje, uma marca que passe 6 meses calada, apenas planejando seu novo posicionamento de mercado, acaba dando de presente esses mesmos 6 meses aos seus tantos concorrentes que estarão brigando pela atenção consumidor.

Em 6 meses, a situação de qualquer marca que se mantiver mercadologicamente muda será sempre pior do que qualquer outra que se mantiver ativa, testando seus discursos junto ao público, ainda que eles se mostrem problemáticos, falhos.

E mesmo que o cauteloso planejamento da “marca silenciosa” gere um posicionamento absolutamente avassalador, nada garante que esse posicionamento funcione por um período superior a um punhado de meses. A Era dos Micromomentos, afinal, é também a mais dinâmica que a humanidade já presenciou: opiniões e visões de mundo mudam a cada segundo e tentar colá-las a um discurso único, perene, fixo, é a mais pura perda de tempo.

Passar tanto tempo pesquisando e planejando um posicionamento, produto ou serviço perfeito, portanto, é o mesmo que perder tempo para concorrentes que estarão ativos e ávidos para aproveitar cada segundo dado a eles de presente.

No final das contas, há uma regra de ouro, tão simples na sua formulação quanto complexa na sua execução, para se adaptar à Era dos Micromomentos: agir mais, pensar menos e entender que errar é apenas parte do processo.

time-blog-writing-600x358

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s