[Como gerir marcas na era dos micromomentos] Capítulo 15: O que é a Era dos Micromomentos?

Considerando todas as mudanças sociais já explicitadas aqui, entender a Era dos Micromomentos já passa a ser algo relativamente simples. Em uma frase, significa que a tomada de decisão das pessoas sobre virtualmente qualquer coisa é resultado, hoje, de apenas alguns poucos minutos de reflexão.

Pode-se, em um intervalo de instantes, amar ou odiar um produto, um serviço ou uma marca. Pode-se mudar de opinião no mesmo período.

Tomando como base todo o histórico de buscas feito em seus sistemas, o Google separou os Micromomentos em quatro diferentes categorias, a serem:

Micromomento[1] Significa
Eu quero saber A necessidade de informação ou conhecimento é praticamente instantânea, o que ajuda qualquer pessoa a conhecer melhor o tema que estiver interessado.

Para ficar em um exemplo: 65% dos usuários de smartphone os utilizam para aprender mais sobre algo que viram na TV.

Eu quero fazer Não é mais necessário esperar para aprender a fazer algo que se tenha vontade. Esse aprendizado, aliás, depende muito mais do consumidor do que de qualquer tipo de empresa.

Entre janeiro e junho de 2015, pesquisas relacionadas a “como fazer” aumentaram 72%.

Eu quero comprar Quando se consolida o desejo de “ter” algo, a impaciência passa a imperar. Esperar, aliás, é uma característica essencialmente ausente no perfil do novo consumidor.

 

79% dos consumidores brasileiros dizem que estão tomando decisões de compra mais rapidamente agora do que há alguns anos.

Eu quero ir Geolocalização já é, hoje, parte indissolúvel da sociedade moderna. Com ferramentas cada vez mais sofisticadas, achar algo para fazer com base na opinião alheia e em detalhamentos obtidos online e em tempo real, é tão simples que passou a ser a regra.

 

Entre 2014 e 2015, o volume de buscas relacionados a “próximo de mim” cresceram 55%.

[1] Fonte: ThinkWithGoogle, 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s