[Como gerir marcas na era dos micromomentos] Capítulo 13: Os diferentes mundos

Levi’s e Facebook são exemplos perfeitos de eras opostas.

No mundo da Levi’s, errar custava uma fortuna. Atirar no alvo errado significava jogar pela janela milhões de dólares em comunicação e ter que se justificar para os sempre impacientes acionistas. Nesse mundo, o alto custo dos erros gerava o medo de arriscar e viabilizava estruturas burocráticas inteiras construídas para mitigar esses riscos.

Errar gerava punições severas.

No mundo da Levi’s, o conceito de inovação está mais presente em seu glorioso passado do que em seu futuro – e há algo perigosamente errado quando inovação remete mais ao passado do que ao futuro.

O mundo do Facebook é diferente. Nele, errar é apenas parte do processo. E eles erram bastante, acrescente-se: estratégias inteiras, como a venda da necessidade de fãs para empresas ou a efetividade de aplicativos desenvolvidos por terceiros, naufragaram vergonhosamente.

É possível que algum tempo a mais dedicado a pesquisa e planejamento tivesse evitado que a empresa investisse tanto nesses conceitos que falharam? Sim, é. Mas o que faz do

Facebook uma empresa sinônimo dos tempos atuais é justamente o entendimento de que tempo custa muito mais caro do que qualquer falha de posicionamento.

Por que? Porque, se alguma coisa falhar, basta parar de investir e “eliminar” (ou mesmo “trocar”) o produto ou posicionamento. Simples assim.

E por que isso funciona hoje? Justamente porque vivemos na Era dos Micromomentos, em que o público decididamente não precisa de tanta densidade ou tempo para “aceitar” o discurso de uma marca.

two_different_worlds_by_image_designer-d5jmviv

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s