[Como gerir marcas na era dos micromomentos] Capítulo 7: Referência + Tempo = Tradição

É aqui que entra o novo ingrediente para se somar à fórmula: o tempo.

Afinal, uma marca que já era consumida e reconhecida pelos seus consumidores por anos ganhava o status de tradição entre seu público – e tradição, aqui, funciona como uma espécie de garantia de qualidade.

É claro que novas marcas de bebida surgiam a todo momento, muitas usando preços e fórmulas diferenciadas para conquistar espaço nas mesas dos pubs britânicos. Poucas, no entanto, podiam se apoiar na tradição de qualidade para garantir uma relação de custo x benefício efetiva aos consumidores.

Tradição, afinal, era um conceito que ia além do sabor: somava à ele as memórias de bons tempos, evocava a imagem de amigos antigos e trazia as recordações para a o centro da questão.

Há como competir com isso?

Tradição como antítese da inovação

Por certo que há.

De todos os ingredientes possíveis para se construir uma marca, o mais difícil é o tempo. Afinal, pode-se criar virtualmente qualquer coisa – logos bem estruturados, fórmulas imbatíveis e campanhas inesquecíveis – mas não se pode criar o tempo.

E tempo, traduzido aqui como tradição, é até hoje um dos elementos mais importantes para se valorizar uma marca.

Há, no entanto, um problema inerente ao conceito como um todo: a partir do momento em que tradição se transforma em um valor tangível, ele também se transforma no velho, em uma metáfora do “antigo regime” que novas ideias são sempre destinadas a combater.

Em outras palavras: se o tradicional fosse sempre inquestionavelmente melhor, nunca haveria espaço para novos produtos, para inovação.

Há, de fato, um determinado ponto em que a referência se transforma em uma espécie de inimigo do próprio mercado que ela ajudou a construir, em antítese da inovação que a fez surgir.

Idea concept with row of light bulbs and glowing bulb

Idea concept with row of light bulbs and glowing bulb

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s