Vale conferir: Roberto Jefferson, o Macunaíma da política, no Roda Viva

Mário de Andrade escreveu, em uma semana, a obra que melhor expressa o que podemos considerar como brasileirismo. Em uma época em que o ideal cultural de qualquer povo era imitar os ares europeus, ele escreveu uma ode à falta de honradez e excesso de fisiologismo do nosso povo.

Eis Macunaíma: herói sem caráter, que sempre coloca as suas próprias necessidades em primeiro plano, que ignora qualquer outro e que, assim, encarna a verdade em sua forma mais crua, árida e, por consequência, pura.

Roberto Jefferson, político que estourou o Mensalão em que estava envolvido até o pescoço, é uma versão moderna de Macunaíma. Ele fala o que pensa, acusa quem quer, desfaz discursos na medida da própria vontade.

E por que estou postando esse vídeo aqui? Porque, justamente por ser um “insider”, Roberto Jefferson consegue fazer uma análise estratégica incrível sobre tudo o que aconteceu e está acontecendo no Brasil.

Confira abaixo – tendo em mente que essa entrevista foi ao ar em 11 de abril de 2016, quase uma semana antes da votação do impeachment pelo congresso.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s