A verdade criada

Se a verdade, enquanto conceito, é – como considerei nos dois últimos posts – algo essencialmente inexistente por depender da forma com que ela chega a nós e como a interpretamos, ela é minimamente relevante?

A resposta é simples: não.

E quando abrimos mão dessa necessidade de saber o que é e o que não é verdade, abrimos também todo um espectro de possibilidades absolutamente incríveis.

Podemos, por exemplo, passear pelo espaço, nos transformar em feiticeiros, enfrentar dragões ou desvendar os grandes mistérios da humanidade. Estaremos fazendo isso “de verdade”? Pouco importa – desde que saibamos construir uma experiência capaz de nos transportar para mundos além da nossa enfadonha realidade táctil.

Nada disso é novidade: livros, afinal, são um compilado de verdades criadas, embora umas inegavelmente carreguem um potencial de credibilidade maior que outras.

Ainda assim, uma coisa é ler uma história; outra é vivê-la, testemunhando algo em primeira pessoa.

Se tem dúvida de como, veja o vídeo abaixo (infelizmente, apenas em inglês) apresentando Oculus, lançado recentemente em parceria com a Samsung e que, lá fora, custa algo em torno dos US$ 200. É só colocar o óculos e interagir com um mundo virtual usando basicamente todos os sentidos de percepção que usamos no “mundo real”.

Uma observação de quem já utilizou: dificilmente um vídeo de demonstração permitirá se sentir a “realidade” viabilizada por esse equipamento, que é simplesmente inacreditável.

Fantasia e realidade, afinal, sempre foram a mesma coisa. Só estamos reduzindo a nossa necessidade de abstração.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s