Liberdade econômica vs. corrupção

Sempre encarei o Estado, enquanto instituição social, como algo pesado e ineficiente por natureza. O raciocínio é simples: coisas como estabilidade empregatícia e sistemas políticos viciados que praticamente garantem que as “lideranças” tenham postos vitalícios não carregam nenhum tipo de incentivo para a inovação.

Estabilidade, afinal, é o oposto exato do caos – e sem caos, que aqui pode ser interpretado como concorrência acirrada (seja entre pessoas físicas ou jurídicas) não há aprimoramento de processos, políticas, produtos ou serviços.

O cenário, em realidade, é ainda mais dramático: quanto maior o Estado, menor a liberdade econômica (uma vez que estados gigantes precisam ser sustentados com cargas tributárias igualmente gigantes, impedindo a iniciativa privada de crescer como deveria). Uma coisa leva a outra: um maior fluxo de dinheiro indo para os bolsos de quem não produz mais é um incentivo perfeito para a corrupção.

Sim: pode-se discutir uma série de ideologias a partir deste post. Mas estatísticas costumam ser imunes a ideologias uma vez que elas refletem a realidade.

E sabe de uma coisa? A realidade estatística prova exatamente que são justamente os Estados grandes, aqueles alimentados por impostos imensos em troca de uma garantia quase sempre ignorada de retornar serviços públicos de alta qualidade, são também os mais corruptos.

Estados grandes só servem para sustentar a si mesmos, extorquindo os seus cidadãos e impedindo as suas sociedades de competirem de igual para igual com outras mundo afora.

Veja na imagem abaixo:

 

image1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s