As pequenas surpresas reveladas pelo nervosismo do caos

DILMA PARA LULA: Seguinte, eu tô mandando o “Bessias” junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?

Um dos grandes problemas do caos e dos tempos de convulsão social é que ela gera nervosismo generalizado. Nervosismo, por sua vez, pode ser traduzido em soberba, arrogância e, claro, pequenos deslizes. 

A frase que abre o post foi a mais destacada dos áudios de conversas entre Lula e Dilma liberados pela justiça federal. Perceba que, se ela tivesse terminado a frase depois do “junto com o papel pra gente ter ele”, dificilmente ela teria causado algum tipo de problema. Seria apenas algum tipo de articulação aparentemente lícita entre duas importantes figuras políticas. 

No entanto, o “só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse”, dado principalmente o contexto, deixa claro que se trata de uma artimanha para que o ex-presidente se livrasse de um eventual pedido de prisão por conta do foro privilegiado. 

Uma simples e desnecessária continuação de uma frase, proferida por um telefone que tinha tudo para estar grampeado, jogou a presidente incontestavelmente para a protagonização da crise. Na melhor das hipóteses, o “autogolpe” dado por ela ao nomear Lula publicamente fez com que ela tentasse obstruir a justiça; na pior, há ainda toda uma leva de crimes que se somam a isso, incluindo o envio antecipado de um termo de posse. 

Essas pequenas surpresas do caos são, possivelmente, a “melhor” parte dele: faz com que todos fiquem mais expostos, desnudando personalidades e pensamentos.

      

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s