Ser bagunçado leva a mais criatividade do que ser organizado, diz pesquisa

Tá: essa é uma daquelas pesquisas altamente questionáveis e com um grau razoável de inutilidade prática. Daquelas que podem estar pecando por confundir causa com consequência, até. Ainda assim, é curiosa e vale a menção.

Primeiro, a psicóloga da Universidade de Minnesota Dra. Kathleen Vohs separou 48 indivíduos em dois grupos: o dos que viviam em quartos organizados e o dos que viviam no mais absoluto caos, daqueles que dão agonia só de olhar. A partir daí, ela fez uma série de experimentos.

No primeiro, ela pediu que os participantes escrevessem o maior número possível de usos de bolinhas de ping-pong que conseguissem pensar. Resultado: na média, os mais bagunçados foram 28% mais criativos e 5 vezes mais capazes de produzir ideias ‘altamente criativas’.

Em um outro experimento, os dois grupos recebiam dois produtos – um pouco ortodoxo e novo e outro mais comum, tradicional – e escolhiam com qual ficar. Obviamente, o grupo dos bagunçados deu ampla preferência ao novo.

Além disso, quando recebiam a oferta, os organizados tendiam a preferir alimentos mais saudáveis e a fazer mais doações para caridades – quase o oposto dos bagunçados.

A conclusão de Vohs com base nesses e em vários outros experimentos: viver em ambientes mais organizados leva a estilos de vida mais responsáveis e mesmo saudáveis – mas às expensas da criatividade.

Por outro lado, mesas bagunçadas no trabalho e quartos desastrosamente confusos tendem a indicar um potencial criativo muito maior.

A maior utilidade prática dessa pesquisa: ter uma desculpa quando alguém reclamar da sua bagunça.

Veja mais clicando aqui.

1_Messy-Desk-More-Creative-750x400

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s