Sobre soluções e problemas

Por conta do Clube de Autores, sempre me pego debulhado sobre estatísticas e números do mercado editorial. 

Uma delas te me divertido bastante: a relação entre ebooks e impressos, tema que já abordei por aqui em um ou outro post. É uma relação emblemática: a empolgação com uma tecnologia, às vezes, acaba cegando toda uma categoria profissional ao gerar uma verdadeira “corrida pelo ouro pós-moderna”. 

Ou seja: ao imaginar as tantas possibilidades de mercado com o ebook, banhados ainda com devices deliciosos como Kindles e iPads, o mercado inteiro esqueceu que soluções servem apenas para resolver problemas. 

O que quero dizer com isso? Que ebooks tem o seu mercado justamente porque resolvem problemas importantíssimos, da capacidde de armazenagem de conteúdo ao preço. Mas isso não significa que os impressos também nãop sejam soluções perfeitas para outros tipos de problemas não atendidos pelo ebook, incluindo desde uma experiência táctil diferenciada até a praticidade de se ter um produto “barato” – principalmente quando comparado a um tablet – em mãos para ler em ambientes mais “delicados” como metrôs, parques etc. 

A noção de que todos tem o seu mercado, de que cada problema tem a sua solução ideal, parece estar chegando na forma da explosão da pequena bolha gerada pela empolgação desmedida pelos ebooks. Nos últimos anos, a venda de livros digitais nos EUA, país que serve como termômetro mundial de adoção tecnológica, ficou absolutamente estagnada. 

A venda de impressos? Basta ver o gráfico abaixo:

  
O que me diverte nisso não é a “vitória” de um sobre o outro: como disse, ambos tem o seu mercado por resolverem problemas distintos. O interessante é constatar a interminável e insistente vocação do mercado por se tomar de amores por novidades ao ponto de achar que soluções, quaisquer que sejam elas, podem ser mais importantes do que os problemas aos quais elas se destinam. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s