Que tal conseguir respirar debaixo d’água?

Já que o post de ontem foi justamente sobre a possibilidade de viver sob a água, que tal explorar mais o assunto? Sim, porque o maior problema de uma vida aquática é justamente a mobilidade: infelizmente não temos guelras que permitam aos nossos corpos aproveitar o oxigêneo da água. 

Mas a humanidade nunca foi conhecida pela sua paciência: esperar até que a evolução nos brinde com aparatos respiratórios “flex” está longe de ser considerado uma solução, da mesma forma que aprender a mergulhar com cilindros está também longe de ser algo prático. 

Temos, portanto, um caso clássico de problema que pede inovação. E o que foi feito? 

Pesquisa, claro. Sendo mais específico: um grupo de cientistas dinamarqueses está testando um tipo de cristal – apelidado de Cristal do Aquaman – que consegue filtrar a água e extrair o oxigêneo que precisamos para respirar. E melhor: tudo com uma capacidade gigantesca de armazenamento, sem a necessidade de tanques (uma vez que o ar vem diretamente da água, não deles) e com funcionamento melhor na medida em que os níveis de profundidade aumentam. 

Veja a foto abaixo, que já exemplifica melhor do que qualquer escolha de palavras:

  

Para se ter ideia: apenas uma colher de chá desses cristais seria equivalente a três cilindros de oxigêneo. 

Já imaginou as possibilidades e os novos mercados abertos com isso, tanto do ponto de vista de recreação quanto de ciência? 

Tudo ainda está nos primeirs estágios de pesquisa, claro. Apesar dessa ilustração essencialmente artística, não há na rede sequer fotos desses cristais, o que apenas aumenta a especulação.

Ainda assim, é entusiasmante imaginar as possibilidades abertas quando problemas concretos são enfrentados de maneira direta, quase óbvia. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s