Como seria o mundo se todo o gelo derretesse?

Não acredito tanto na tese de que uma catástrofe está prestes a aparecer. Não nego os fatos: aquecimento global e derretimento da calota polar são, obviamente, uma realidade.

Por outro lado, a própria humanidade parece estar cada vez mais consciente disso e tomando medidas para evitar o pior. A minha tese é simples: as ações tomadas pela humanidade são também parte da natureza. Apesar de termos a mania de nos excluir da natureza – há, por exemplo, essa divisão entre o “natural” e o “feito pelo homem” – nós também somos filhos de Gaia e resultados da evolução.

Foi a a evolução que nos deu a capacidade de raciocinar, de criar modelos lógicos de análise, de entender o mundo à nossa volta. Foi a mesma evolução que nos deu a capacidade de poluir que nos entregou também elementos para entender os efeitos da poluição. E, portanto, é essa mesma evolução que está colocando a humanidade em um papel determinante na luta contra o aquecimento global – que é só em parte causado por nós, diga-se de passagem.

Ainda assim, modelos catastróficos são divertidos de se ver: permitem uma visão extremista e alarmista talvez fundamental para que compreendamos a extensão completa da palavra “catástrofe”. Nessa linha, a Business Insider publicou, há algum tempo, um vídeo mostrando como seria a Terra se todo o gelo derretesse. Veja abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s