As religiões contra a paz mundial

Hinduísmo, Judaísmo, Budismo, Cristianismo, Islã. Hoje, essas cinco religiões dominam, de maneira mais que absoluta, o cenário mundial.

A maior parte delas, diga-se de passagem, se fez com base em guerras e sangue derramado em nome do seu Deus. Pelos raciocínio cristão medieval, por exemplo, o segredo do acesso ao paraíso estaria em invadir o Oriente Médio e derramar o sangue dos infiéis muçulmanos.

Hoje, a maior parte das religiões tem a paz como sua maior doutrina: guerras santas, tão comuns nos séculos passados, já caíram em desuso e são condenadas por qualquer um que tenha meio neurônio.

E sabe o resultado? Os ritmos de crescimento de conversões religiosas despencaram. Hoje, o mundo é mais ou menos estável em suas crenças: há sempre uma parcela que se converte para um lado ou para outro mas explosões como a do Islã nos seus primeiros anos estão longe de acontecer.

Ao contrário: o número de ateus nunca foi tão grande quanto hoje.

Isso nos leva a uma pergunta: será que a base do crescimento da religião é a contestação de outras religiões com base na guerra? Pergunta difícil de ser respondida.

Um sim implicaria em admitir que monstros como os muçulmanos mais fanáticos estão realmente lutando pelo “bem” da sua religião; um não, por outro lado, significaria encarar conscientemente todo um universo estatístico como pura coincidência.

Seja como for, uma coisa é fato: ao longo dos milênios, a luta pelas religiões foi a maior responsável pela morte de seus crentes. Se isso por si só faz tão pouco sentido, pouca coisa nessa linha fará.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s