Prevendo o tempo que nos resta de vida

Aos 37 anos, eu sou mais velho do que 62% dos demais seres humanos. Há 267.488 que nasceram na mesma data que eu e 11.145 na mesma hora.

Claro: dependendo da expectativa de vida em cada local do mundo, cada uma dessas pessoas morrerá em épocas diferentes. Eu? Ainda tenho 41,4 anos de vida. De acordo com as estatísticas, devo morrer em 6 de abril de 2057.

Dados são incríveis. Ninguém nega que a vida é caótica por essência: o bater das asas de uma borboleta, afinal, pode gerar um tsunami em algum lugar do mundo que altere qualquer tipo de cálculo de maneira cosmicamente irresponsável. Mas, ainda que a incerteza seja a principal força que guia o mundo, continuamos sujeitos a estatísticas.

E estatísticas levam em consideração tudo – incluindo padrões de ocorrências de tsunamis, terremotos ou outros desastres quaisquer com base em milhões de anos de análise.

Há uma parte da Teoria do Caos que fala sobre o métron – uma espécie de limite de acontecimentos caóticos que impõe algum grau de previsibilidade nas incertezas. Ou seja: O bater das asas de uma borboleta até pode iniciar uma cadeia de eventos que culmine em um tsunami varrendo as ilhas do Pacífico – mas essa cadeia de eventos estará restrita ao nosso planeta. Dificilmente, por exemplo, os efeitos de algo assim chegará a Marte, Júpiter ou a outra galáxia.

O métron é esse limite, esse conjunto de fronteiras que separam o incerto do seguro. Em outras palavras: nunca poderemos ter absoluta certeza do que acontecerá no segundo seguinte das nossas vidas – mas podemos ter uma certeza bem grande de que nada que aconteça aqui abalará, para pegar um exemplo mais ridículo, a vida em Alfa-Centauro.

Na matemática, estatísticas compõem o métron – e é justamente por isso que, ao menos sob o aspecto da predição fria de eventos, podemos nos basear nelas para tomar decisões.

Bom… ainda tenho 41,4 anos de vida. Melhor pensar melhor na minha.

Quer saber a sua? Veja nesse link aqui ou clique na imagem abaixo:

Screen Shot 2015-12-03 at 10.07.35 AM

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s