Arte realmente para todos

Confesso que, sempre que vejo um deficiente visual, fico triste ao imaginar o tanto do mundo que ele não conseguirá testemunhar. Não falo sobre céus azuis e montanhas verdejantes – de certa maneira, tudo isso pode ser sentido com os demais sensores do corpo.

Mas há belezas como o teto da Capela Sistina, o Grito de Munch ou a Ronda Noturna de Rembrandt que jamais poderão ser expressas em palavras ou descritas à altura. São coisas devem ser vistas, em silêncio, para que contemplemos as belezas quase celestiais que o homem consegue produzir quando quer.

Isso nunca me pareceu justo, correto: ser privado de um sentido jamais deveria significar ser privado também da possibilidade de sentir o impacto de uma obra de arte.

Mas o incrível dos nossos tempos é que há solução para tudo – principalmente para problemas tão críticos quanto esse. Recentemente, o designer Marc Dillon criou um projeto para utilizar a tecnologia 3D, “imprimindo” obras de arte, para que deficientes visuais possam senti-las com as mãos.

É um projeto que ainda está no papel e depende de financiamento coletivo – outra maravilha dos nossos tempos. O lado mais positivo: dada a cobertura que ele está recebendo, não será difícil arrecadar os parcos US$ 30 mil necessários.

Espero que ele consiga.

E, do ponto de vista de inovação, fica a lição de alguém que deve mudar o mundo de muita gente apenas usando uma tecnologia existente para resolver um problema igualmente existente, claro. Inovação, afinal, é isso: criar pontes sobre rios que parecem intransponíveis.

monalisa

Veja o vídeo com uma deficiente visual “sentindo” a Mona Lisa pela primeira vez, parte do projeto de Dillon:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s