O Gene do Caos: um livro diferente

 

O que caracteriza um livro técnico, de negócios? De certa forma, ele não é assim tão diferente de um romance: traz um raciocínio específico, uma narrativa clara e ilustra seus conceitos com personagens e casos práticos.

O problema com livros, ao menos em seu formato mais tradicional, é que eles precisam ser atemporais e carregar um dinamismo que dificilmente caberia em uma página.

Tomemos o Gene do Caos como exemplo. Ele tem uma teoria clara, direta: a de que inovação nasce a partir do caos e de que jamais se consegue inovar em um ambiente aproblemático, ordenado, rijo.  Ocorre que o conceito também acabou sendo vítima de si mesmo.

Como explorar um assunto tão infinito como inovação em um conjunto de páginas que, por natureza numerada, tem começo, meio e fim? É impossível.

O blog nasceu por isso: para viabilizar a escrita de posts e artigos diários por muito, muito tempo, abordando os mais diferentes aspectos na relação entre inovação e caos. Era necessário ir além.

À frente da área de Planejamento & Inovação da A2C, montei – com um time de primeiríssima qualidade, ressalte-se – um aplicativo chamado #Carbonize. Seu objetivo prático? Carbonizar todos os conceitos ultrapassados sobre inovação e permitir um tipo de leitura que pode ser traduzida em uma palavra: infinita.

A app está disponível, gratuita, na Apple Store e no Google Play. O que ela tem?

Um feed de perfis que costumam explorar temas de inovação. Só isso já agrega uma diferença importante em relação ao modelo tradicional de livro: seu conteúdo é formado em tempo real e o papel do autor é o de fazer curadoria.

  • Uma área de inspiração em que se pode selecionar tags relevantes e acessar conteúdos a elas relacionados. Exemplo: selecione as tags “empreendedor”, “inovação” e “empreendedorismo” e se terá toda uma coletânea de conteúdos relacionados aos três temas vindos, claro, da própria rede.
  • Outra área formada essencialmente por feeds de hashtags, colocando o assunto – ao invés do perfil – como primeiro plano.
  • Finalmente, a appbook. Todo o livro Gene do Caos está lá na app, disponível de forma gratuita, tendo seus capítulos estruturados como infográficos personalizados.
  • A app ainda está em seus primeiros dias de vida e certamente muita coisa nascerá dela. Ainda assim, já é uma ferramenta de trabalho perfeita para se entender inovação e, claro, se inspirar com tudo o que está sendo feito mundo afora.

Curioso? Então vá às lojas e baixe 🙂

Versão Apple: https://appsto.re/br/YLEl-.i

Versão Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.estudiolune.carbonize

Screen Shot 2015-10-20 at 2.42.06 PM Screen Shot 2015-10-20 at 2.42.16 PM Screen Shot 2015-10-20 at 2.42.28 PM Screen Shot 2015-10-20 at 2.42.38 PM

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s