A Síria e o entendimento do caos como arma da paz

Todos costumam dizer que o mundo nunca esteve pior do que hoje do ponto de vista de violência. Isso não procede: embora guerras continuem deixando marcas tenebrosas na história da humanidade, somos hoje um povo muito, mas muito mais pacífico do que, por exemplo, lá na era dos grandes impérios mongóis, persa ou romano.

Mas nossos tempos trazem uma vantagem fortíssima: a velocidade da informação, que faz com que análises e estudos sobre guerras cheguem a níveis densos o suficiente para constranger grandes potências e gerar causas sociais sobre a paz. Ou você acredita que houve comoções globais, por exemplo, quando os romanos aniquilaram Cartago?

Veja, por exemplo, esse vídeo abaixo sobre a Guerra na Síria. O título já é sugestivo: Why Syria, devidamente transformado em hashtag e rodando milhões de vezes pela Web. Preste atenção especialmente no formato da narrativa: são poucos minutos que conseguem realmente destrinchar o caos de maneira perfeita.

A pergunta que fica é: será que a melhor ferramenta para aniquilar o caos é o entendimento em massa das suas raízes? Caso positivo, estaria a humanidade caminhando rumo a uma era de paz absoluta?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s