Quanto você vale para as gigantes de tecnologia?

Que a comunicação está migrando a passos largos para o digital, poucos duvidam. Afinal, só no Brasil já somos mais de 100 milhões de usuários passando mais tempo plugados do que em qualquer outro meio. 

Mas há um pequeno macete para se desfazer esse caldo aparentemente caótico e entender exatamente quanto cada usuário vale para cada empresa. Acompanhe o gráfico abaixo:

  
Tome o exemplo do Google: com valor de pouco mais de US$ 400 bilhões, ele soma 2 bilhões de usuários mundo afora. Dividindo um pelo outro chega-se a uma conclusão óbvia: cada usuário ativo vale quase US$ 200 anuais para a gigante das buscas. 

Agora faça isso marca a marca e você chegará na charge abaixo. 

Tá: pode ser que essa conclusão não mude muito a vida de ninguém: mas ela dá pistas importantes. Pistas, por exemplo, que indicam o tanto que cada empresa pode investir em seus usuários em forma de melhoria de experiência, possivelmente puxando crescimentos mais interessantes. 

Ou, em um outro extremo, apontando que mercados como os do Groupon ou Zynga estão já no limite de investimento por usuário – o que também significa que, caso os seus modelos não estejam bem azeitados e culturalmente assimilados, dificilmente eles conseguirão alcançar um futuro mais dourado que o presente. 

Mesmo que seja apenas pela mais pura curiosidade mercadológica, vale passar algum tempo apenas pensando sobre o futuro desses gigantes com base no quanto que nós, usuários, valemos para elas. 

  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s