Uma visão surpreendentemente diferente da economia mundial

Sempre que lemos ou buscamos alguma informação relacionada à economia global costumamos nos deparar com números herméticos, fechados em si mesmo e que ajudam pouco no entendimento desse aspecto do mundo. Por exemplo: por mais que se fale tanto sobre a Rússia, o output prático de sua economia é menor que o da Itália e quase anã se colocarmos toda a Europa no mesmo barco. 

Output é, aqui, a palavra-chave. Ou seja: quanto cada país efetivamente gera para além de suas fronteiras. Uma versão de output do globo foi montado pelo HowMuch.net e permite uma interpretação bem diferente das forças que fazem girar o nosso planeta. 

Quer mais detalhes além desse comparativo entre Rússia e Europa? 

  • Reino Unido e França tem economias muito semelhantes – mas a francesa é muito mais focada em agricultura do que em indústria e serviços, o que a deixa mais vulnerável. 
  • O Brasil faz com que o resto da América do Sul quase desapareça – e é menos focado em agricultura do que se costuma imaginar. Aliás, somos um país que exporta muito mais serviços do que qualquer coisa, algo que coloca a economia nacional como um todo em vantagem imensa ao nos compararmos com os demais Brics. 
  • A única nação relevante da África é a África do Sul – e que, ainda assim, perde para a Colômbia. 

Dá para passar o dia tirando conclusões – mas o melhor mesmo é passar um tempo observando a imagem abaixo. E entendendo o mundo real em que vivemos. 

   

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s