Aprendendo a se comunicar com mais relevância e menos anúncios

Empresas estão habituadas e interromper o que seus clientes estiverem fazendo e esfregar em suas fuças anúncios de produtos e serviços dos quais, em boa parte, eles não estão interessados. 

Talvez daqui a 20 ou 30 anos isso seja visto como um exemplo do quão medieval somos – mas, em grande parte, isso realmente define a maneira que o capitalismo moderno opera. Ser relevante ao ponto do usuário escolher se relacionar com uma empresa, afinal, custa tempo e exige um tipo de atenção rara e incomum em praticamente todos os grandes grupos corporativos. 

Mas sabe o que é mais fascinante da era da comunicação? O fato de que, a cada dia que passa, a decisão sobre o modelo de anúncios cabe mais ao consumidor do que à empresa. Sim: ainda há um longo caminho a ser percorrido até que merchandisings esdrúxulos de novelas ou pausas comerciais tradicionais virem artefato arqueológico – mas os sinais de mudança são claros. 

Veja, por exemplo, o gráfico abaixo, que mostra a evolução da quantidade de usuários que navegam na Web com ferramentas que bloqueiam anúncios. No mundo, estamos falando de 198 milhões de pessoas – um volume já considerável até pelo ritmo de crescimento. 

  

Veja também esse mapa da Europa, dividido por densidade de uso de bloqueadores de anúncio por país: 

  

Mesmo os mais tímidos números são impressionantemente altos, chegando a quase 37% dos usuários em países como a Grécia. 

Felizmente – exceto para marketeiros habituados ao fácil trabalho de “comprar atenção” – a relevância de comunicação está prestes a se tornar a regra que pautará as relações entre empresas e seus usuários.

Reforçando: usuários, não apenas consumidores. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s