E chega o futuro com uma fazenda vertical

Para que, exatamente, precisamos de terra e espaço quando temos tecnologia? Sempre fiquei me perguntando isso: as áreas mais cultiváveis do mundo são parte de alguns dos países mais difíceis, corruptos, burocráticos e desiguais. Brasil, China, Índia, boa parte da África.

Para um mundo que tem fome crescente, depender de governos que parecem fazer de tudo para dificultar a vida dos seus cidadãos, extorquindo-os e pregando protecionismo neo-socialista como maneira de garantir a sua manutenção por meio de uma cegueira coletiva, simplesmente não faz sentido. 

E o que acontece quando algo não faz sentido? O mundo repensa seus conceitos, investe em inovação, cria soluções. 

Uma delas, até pouco tempo restrita a filmes de ficção científica, sairá do papel em outubro de 2015: a primeira AeroFarm do planeta, uma fazenda vertical com mai de 6,4 mil metros quadrados, com bandejas gigantes iluminadas por LED e com uma produtividade que chega a ser 75 vezes maior que uma fazenda tradicional e que, ainda por cima, consome 95% menos água. 

Resultado prático? Essa fazenda garantirá alimento para centenas de milhares de pessoas, produzindo mais de 900 mil quilos anuais de alimento de maneira ecologicamente sustentável e economicamente muito mais viável. 

Sim: certamente meio mundo reclamará de tudo isso, gritando que gerará desemprego e afundará ainda mais os países que dependem da agricultura para sobreviver. Mas, enquanto países subdesenvolvidos cismam em culpar terceiros pelas suas próprias incompetências, o fato é que só houve investimento em uma nova solução porque a que havia simplesmente não estava funcionando bem. 

Abaixo algumas imagens ilustrativas da AeroFarm. Para mais informações, o link é http://aerofarms.com

   
    
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s