O que acontece quando os computadores ficam mais inteligentes que nós?

Dá para considerar com um relativo grau de segurança que, em algum momento, os computadores serão mais inteligentes do que nós. 

Todos participamos disso: quem desenvolve sistemas e algoritmos e quem os consome, puxando essa linha de evolução por meio da força do capitalismo. 

O raciocínio é até simples: de maneira geral, a principal palavra que define o que compramos é “conforto”. Por conforto, claro, entenda toda uma somatória de conceitos como praticidade, velocidade, dedução de comportamento e assim por diante. 

Por conforto, entenda qualquer tipo de produto ou serviço que, de alguma forma, pense ou mesmo aja por nós. 

E, se é isso que move a demanda dos bilhões de consumidores, é também isso que impõe a empresas de todo o globo as diretrizes para as suas próprias inovações mercadológicas. Quanto mais elas investirem na entrega encapsulada de “conforto” – e, portanto, em sistemas, algoritmos e regras automatizadas de negócio – mais conseguirão lançar produtos capazes de encantar seus usuários e superar a concorrência em uma espécie de corrida infinita. 

Os resultados dessa corrida? Não dá para afirmar nada com muita certeza – mas vale a pena conferir esse vídeo inspirador com o Nick Bostrom:

3 comentários sobre “O que acontece quando os computadores ficam mais inteligentes que nós?

  1. Muito bom o vídeo do Nick. Assim como ele eu acredito que há uma maneira de fazer essa IA trabalhar ao nosso lado, para sermos melhores, mas como humanos, temos ambições e certos humanos precisariam ter aulas de etiqueta e comportamento antes de se infiltrar em algo tão grandioso assim. Adorei a postagem!! Adoro tecnologia e informação, principalmente IA

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s