O mapa das navegações digitais

Na última sexta, fiz um post sobre um mapa evolutivo de ideologias e religiões que deixou claro como novas descobertas, destacando a do Novo Mundo, foram fundamentais para a consolidação do cristianismo. Crenças à parte, olhemos sob a ótica europeia: descobrir novos territórios garante mais poder de exploração, de desbravamento e, claro, de crescimento sócio-político e cultural.

Estar à frente em grandes descobertas garante que se esteja na vanguarda de todas as transformações importantes da humanidade.

Hoje, mais de 500 anos depois, as navegações são mais virtuais do que físicas: é a Internet que garante o fluxo livre e forte de pesquisas, ideias, conceitos, inovações; é a Internet que une as mentes, brilhantes ou não; é a Internet que abre caminho para novas dimensões na história da humanidade.

Obviamente, quanto mais preparada a infraestrutura dos países para uma Web mais ágil e poderosa, mais preparados e em vantagem estarão os próprios países – principalmente em uma era em que qualquer nanosegundo a mais de velocidade de informação pode fazer toda a diferença na maneira com que os zilhões de algoritmos operam, seja no mercado financeiro ou intelectual.

E por que estou falando isso? Anualmente, a TeleGeography lança um mapa das conexões submarinas que fazem o esqueleto comunicacional do mundo. Veja no mapa abaixo, inspirado justamente na era das navegações (e clique aqui ou nele mesmo para uma exploração mais interativa):

 
Quer algumas curiosidades? Há 278 cabos submarinos no mundo e pelo menos 21 novos já planejados para o futuro. No Brasil, no entanto, temos apenas 6 – isso mesmo, seis – em atividade.
  
E pior: desde 2001 não inauguramos nenhum novo (apesar de 5 estarem planejados para os próximos anos).

É muito pouco – o que explica a tenebrosamente baixa qualidade da Web em nossas terras. 

E dá também uma pista nada animadora sobre o nosso potencial de futuro em relação ao mundo nas próximas décadas.

Enfim… nos resta torcer por algum milagre que mude esse cenário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s