Você consegue distinguir um americano na rua?

Uma pergunta como essa beira o preconceito: determinar a nacionalidade de uma pessoa à primeira vista, afinal, costuma ser algo fruto do reconhecimento de uma série de estereótipos.

Preconceito ou não, esse tipo de “detecção” acaba sendo feita de uma maneira natural por todos nós quando cruzamos com americanos, franceses, alemães, sulistas, nordestinos, cariocas etc. Estereotipar faz parte da vida em sociedade, quer queira, quer não.

Recentemente, uma equipe de filmagem saiu pelas ruas fazendo uma única pergunta a cidadãos de todo o planeta: “como você distingue uma americano?”

A síntese das respostas? Gordo, sempre comendo, viciado em McDonald’s, orgulhoso, ufanista, alto, feliz, engraçado, sempre carregando uma garrafinha de água, sempre com vontade de beber até cair inconsciente.

Fato: nem todos os atributos são os mais elogiosos. Mas paciência: percepções costumam ser soberanas justamente por representarem uma conclusão formada a partir de toneladas de observações acumuladas. O ponto mais interessante de todo esse vídeo, aliás, é justamente perceber a semelhança entre as opiniões de tanta gente, de tanto lugar diferente, sobre o estereótipo de um americano. Se tanta gente pensa igual, será que, de alguma maneira, eles realmente conseguiram captar o espírito do americano – o seu volksgeist?

E será que um exercício como esse, aplicado a outros povos (ou públicos), não nos ajudaria também a entendê-los de uma maneira inversa à que costuma ser feita? Ou seja: pesquisando a opinião de terceiros sobre o nosso “público-alvo” ao invés de falar diretamente com esse “público-alvo”?

O vídeo está abaixo, aqui no post, e infelizmente apenas em inglês. Uma coisa é certa: talvez sem querer ele tenha aberto toda uma nova forma de se pesquisar perfis, talvez muito mais eficiente do que o que tradicionalmente fazemos…

Como você distingue um americano?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s