Para entender Zeitgeists (Parte 2: Volksgeists)

No século XVIII, o filósofo alemão Johann Herder propôs uma visão diferente de formação das nações. Ao invés de analisá-las sob uma ótica essencialmente jurídico-política, em que cada pedaço de terra é caracterizado pelas suas fronteiras geográficas e, dentro de si, encerram um povo que vive de acordo com as suas leis soberanas, Herder instaurou uma visão mais orgânica e baseada na característica histórica dos povos.

Herder falava de um “animal nacional” e da fisiologia de um grupo social. Na prática, independentemente de fronteiras ou leis, uma nação era, para Herder, formada por povos com traços culturais e sociais semelhantes – povos guiados pelo mesmo tipo de espírito nacional.

Foi daí que surgiu o termo volksgeist (volks = povo, geist = espírito).

E onde que isso importa? Ao se buscar algum tipo de inovação, é sempre fundamental ter em mente a possibilidade de um determinado povo aceitar ou não o que está sendo proposto. Brasileiros pensam diferente de americanos que pensam diferente de alemães que pensam diferente de sul-africanos que pensm diferente de italianos etc. Cada povo tem as suas próprias características embasadas em um conjunto de formações sócio-culturais históricas, em uma espécie de experiência acumulada por séculos de sobrevivência da espécie do ponto de vista político e comunitário.

Volksgeist, claro, está diretamente associado a zeitgeist – só que sob um prisma mais estático. Enquanto zeitgeists captam os espíritos das pessoas no tempo, os volksgeists definem os contornos emocionais de um determinado povo. Ambos, claro, são ferramentas essenciais para os caçadores de inovação.

volksgeist

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s