Quando livros de colorir para adultos viram best-sellers

Na semana entre 13/04 e 19/04/2015, os dois livros mais vendidos no Brasil foram Floresta Encantada e Jardim Secreto, ambos de Johanna Basford. Somados, eles venderam 100 mil exemplares – 5 vezes a mais que o distante terceiro lugar, Philia, do Padre Marcelo (20 mil exemplares). 

Até abril de 2015, esses dois livros já venderam quase 300 mil exemplares. 

O que causa espanto? O fato de serem livros de colorir para adultos. Nada contra passar o tempo, claro: mas a partir do momento que um gênero assim consegue superar, de uma tacada só, clássicos, livros religiosos, bíblias de auto-ajuda e mesmo os mais intensos romances, é porque há um sinal claro de que algo mudou. 

Esse “algo” não foi, exatamente, o contexto ou a vida dos leitores. A vida continua tão intensa quanto sempre foi, com correrias profissionais, trânsito caótico nas grandes cidades, planos de vida sendo sufocados por realidades teimosas e assim por diante. No Brasil, no entanto, há um ingrediente novo: a crise. 

Crise que tem corroído o dinheiro, feito a inflação disparar, eclodido manifestações e, claro, feito todos os brasileiros se sentirem ultrajados a cada nova notícia de escândalo de corrupção. 

Isso tudo se amontoa em uma espécie de caos mental, de sensação de se estar perdido, de falta de saída. 

Caos gera estresse. E estresse busca saídas. 

É nesse ponto que abre-se uma porta para a inovação. 

Se a vida inteira está caótica, qual a melhor forma de apaziguá-la senão dando a cada pessoa a sensação dela estar no comando, no controle de um ambiente visível, de contornos claros? É onde entra a Floresta Encantada. 

A proposta é simples: colore-se desenhos como se fosse uma criança de 8 anos e, ao longo do caminho, desvenda-se “segredos” e “destranca-se” novas descobertas. Uma espécie de “gamificação” em forma de livro que não apenas promete, mas entrega uma garantia de sugar o pensamento do leitor para um universo paralelo onde tudo, absolutamente tudo, está sob o seu controle. 

Inovação, às vezes, aparece onde menos se espera. Nesse caso, na ideia de se criar um livro de colorir – algo que nunca esteve em uma conjunção de lugar e hora tão perfeita. 

  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s